quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

plati

O Plati é um peixe pequeno, resistente, pacífico, muito colorido e ideal para alegrar aquários comunitários de iniciantes. Mas ele também é explorado para algumas funções bem menos nobres. Ele é um ótimo comedor de algas, inclusive algas filamentosas, e é uma boa opção para fazer o controle delas no aquário. Além disso, pelo fato de ser barato e reproduzir com muita facilidade, ele é bastante usado como alimento vivo para peixes predadores de água doce e marinhos.
Contribuído por Marcos Avila
Comentário
Um peixe bonito, bastante comum para qualquer aquofilo, activo e extremamente barato. O Plati gosta de viver com outros indivíduos da sua espécie, mesmo com as variantes (vermelho, amarelo, por-do-sol, etc), e torna-se muito "mexido", principalmente os machos que abrem, esticam e nadam de frente de uma fêmea quando na presença dela. Não atingem comprimentos exagerados, pacíficos, vivem em grupos constituídos por casais e preferem alimentação do tipo vegetal, do mesmo modo que é aconselhável fornecer TetraRubin (r), que é um complemento que favorece a cor avermelhada, para assim os tornar com cores mais vivas. A reprodução não é nada difícil pelo facto que são vivíparos. Num aquário de conjunto podem ser colocados com Guppys, Mollys e Espadas.
Contribuído por Sérgio Costa
Comentário
Gostaria de ratificar a facilidade como os Platis se reproduzem. Tenho 6 unidades no meu aquário, os quais em quatro meses já produziram 60 filhotes. Tive até que doar os alevinos, pois meu aquário já anda meio superpopulado. Tenho 38 peixes num aquário de 60x30x30.
Contribuído por Arnaldo Fonseca
Comentário
Meu platy é estranho. Tenho 2 no aquário. Pedi um casal ao atendente da loja, mas acho que ele se confundiu e capturou dois machos (têm a nadadeira "na barriga" pontuda), que vivem brigando. Agora um deles começou a cortejar um espada fêmea e tenta copular com ela, se esfregando. Já li na web que eles podem se reproduzir... tomara...
Contribuído por Ricardo Araújo
Comentário
Meu Platy é muito alegre e resistente (incrivelmente resistente). Foi meu primeiro peixe e graças à ele, hoje tenho experiência própria para manter mais vários outros peixes de 7 diferentes espécies em um aquário de 60 litros. Eu gosto dele pela sua resistência. Por ele ter sido meu primeiro peixe, tive que aprender tudo na prática, e foi ele quem sofreu as consequencias. Mas até hoje ele está vivo e muito bem de saúde.
Contribuído por Eduardo Gatti
Comentário
Eu acho ele muito, mais muito facil de reproduzir! Se você pedir um casal de plati, depois de algumas semanas você verá alguns filhotes nas pedras.
platy2.jpg (17kb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário