quinta-feira, 24 de novembro de 2011

calango verde

 

CALANGO-VERDE

Nome Popular: Calango-verde
Espécie: Ameiva ameiva
Família: Teiidae


Caracterização: É um lagarto pequeno, com 30 centímetros de comprimento, da cabeça à cauda, que, cilíndrica e afilada, é mais longa do que o corpo. A cabeça é um pouco comprimida lateralmente longa de forma mais ou menos piramidal, de um amarelo esverdeado. Seus olhos são vivos, negros com as pálpebras amarelo-pardacentas. O dorso de um verde brilhante, tem lateralmente um larga faixa longitudinal anegrada debruada inferiormente de um claro azulado ainda debruado de negro. Flancos de um branco azulado de pardilho com estrias perpendiculares, negras, salpicadas de amarelo. Face inferior da cauda de um azulado ou amarelo com manchas esverdeadas, patas verdes, tirantes ao azulado, manchadas de negro. Possui dedos em número de cinco em cada pata, longos, munidos de fortes unhas, curvas, de cor negra. O 2° dedo das patas posteriores é muito longo, regulando o dobro do 3°. A cauda é de cor escura, tendo lateralmente uma listra longitudinal que se torna mais clara para extremidade, confundindo-se com a cor geral. No macho falta geralmente a faixa dorsal escura. Os jovens são semelhantes às fêmeas. Pode se dizer que a cor destes lagartos é grandemente variável e, por isso, em certos indivíduos, não se apresentam alguns pormenores aqui referidos.


Distribuição: Pode ser encontrado do Panamá até o sul do Brasil e norte da Argentina, a leste da Cordilheira dos Andes.

Habitat: É um lagarto terrícola que habita em bordas de matas, clareiras no interior de matas, e em áreas alteradas pela ação do homem, como roçados, quintais e jardins.

Hábitos: Sua espécie é diurna e heliófila, ativa nas horas mais quentes do dia, geralmente das 10h às 14h.

Alimentação: Alimenta-se de grande variedade de invertebrados, pequenos vertebrados, larvas de insetos, baratas, moluscos, besouros e grilos e gafanhotos.

Reprodução: A reprodução ocorre praticamente durante todo o ano, sendo que durante a estação seca há uma redução na atividade reprodutiva de machos e fêmeas. O macho bem sucedido agarra a fêmea com os dentes, pela parte posterior do tronco, enrola-se nela e introduz o hemipênis. Cada fêmea pode depositar mais de uma ninhada durante o ano. As ninhadas variam de 1 a 11 ovos. Os ovos são elípticos, medindo cerca de 20x12 milímetros. O período de incubação dos ovos dura cerca de 5 meses. Os filhotes nascem com cerca de 40 milímetros de comprimento rostro-anal e atingem a maturidade sexual perto dos 100 milímetros, no seu primeiro ano de vida.

Na área da UFRA: O calango-verde possui um registro de encontro de apenas 2 vezes em todos os levantamentos. Considerado como espécie rara. Foi encontrado uma vez nas matas exóticas e uma vez nas matas nativas restauradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário