quinta-feira, 24 de novembro de 2011

cágalo pescoço de cobra

Cágado Pescoço de Cobra
    O Cágado pescoço de cobra é uma das espécies de quelônios mais facinantes da América do Sul. Pertencente a a família Chelidae que abrange diversos exemplares de "pescoços compridos" que habitam a parte sul do planeta ( América do Sul e Oceania ).
Este espécie é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil, Uruguai, nordeste da Argentina e leste do Paraguai, entre temperaturas ambientes de 10 a 35 ºC e a temperatura da água variando entre 15 a 25 ºC.
      A limentação em cativeiro pode ser a base de carne bovina, peixes, minhocas e complementos a base de cálcio. Sendo 5 vezes por semana na primavera e verão ( meses quentes ) e 3 vezes por semana no outono e inverno ( meses frios ) .
Ocorrem também em populações isoladas em vicinitis sudoeste de Codoba e noroeste de Santiago de Estero. (Na foto acima vemos um belo exemplar fêmea).
      O cágado pescoço de cobra, também conhecido como cágado de pescoço de cobra argentino é similar a espécie de mesmo genero cágado pescoço de cobra brasileiro ou cágado pescoço de cobra maximialian (Hydromedusa maximiliani), os dois são facilmente distinguíveis, pois a Hydromedusa tectifera atinge tamanho maiores, próximos de 30 cm ( Fêmeas), enquanto a Hydromedusa maximiliani não ultrapassa 20 cm ( Fêmeas ). A coloração também apresenta diferenças marcantes, com a Hydromedusa tectifera apresentando colorações mais escuras tanto na carapaça, quanto no plastrão.
      O genero Hydromedusa é caracterizado por um pescoço extremamente comprido, quando comparado ao tamanho da carapaça e a dobra do pescoço lateralmente para proteção. Ele se distingui dos cágados Australianos que pertencem ao genero Chelodina por uma placa nucal (the nuchal scute is pushed back completely behind the marginal scutes into the row of vertebral scutes. Also, an intergular scute completely separates the gulars). A Hydromedusa tectifera foi descrito em 1869 por Cope.
      A Hydromedusa tectifera possuí a carapaça com placas costais apresentando picos ou piramidismo ( placas em formato de pirâmide ), seu pescoço possuí uma lista longitudinal preta que contrasta com a parte clara inferior, sendo comprido para facilitar a caçada de peixes pequenos e rápidos, anfíbios, minhocas, caracóis e insetos aquáticos, o pescoço é também utilizado como uma espécie de snorkel, possibilitando ao animal a respiração em locais de média profundidade sem o respectivo deslocamento do corpo.
      A manutenção em cativeiro desta espécie é recomendada para criadores mais experientes, pois esta espécie é um pouco delicada e tímida, sendo também dificil aceitar rações comerciais como base alimentar, exigindo muitas vezes inicialmente alimentos vivos e recinto tranquilos com pouca movimentação de pessoas, bastante plantas aquáticas e tocas. Somente após 2 a 3 meses de adaptação ao novo recinto é que começam a aceitar rações comerciais para tartarugas aquáticas, rações para gato ( por conterem bastante proteína de origem animal ) e rações para cães, principalmente quando essas rações tem formato de pequenos vermes.
      Nesta espécie de quelônio não é comum sair da água para "tomar sol", facilitando assim a formação de algas na carapaça, necessitando as vezes de limpeza.
      Para iniciar um criação em cativeiro recomenda-se a utilização de 2 machos e 3 fêmea, pois são animais pacíficos que se adaptam bem a vida em grandes grupos. A temperatura deve ser mantida acima de 16 ºC para os animais não hibernarem, fato este que pode ser considerado normal na natureza, mas não em cativeiro, onde o animal não tem a opção de buscar um novo "lar" quando o extinto lhe solicita. Utilizando-se de aquecedores consegue-se manter o recinto em temperaturas adequadas, porém deve-se ter o cuidado de não exceder os 29 ºC.
      Animais coletados na natureza geralmente apresentam parasitas, estes são facilmente removidos com 3 a 4 tratamentos de Panacur®, porém este tratamento deve ser feito apenas depois de o animal estar se alimentando bem e acostumado ao novo ambiente. Porém este não é o melhor meio de se obter este animal extremamente tímido, pois na maioria das vezes o animal não se adapta e acaba morrendo. O ideal é sempre adquirir animais de criadouros autorizados, com certificados de procedência. Sua pele é bem delicada e por isso deve-se evitar objetos com pontas afiadas no interior do recinto, impendindo assim que o animal sofra escoriações.
      Sua manutenção adequanda exige água limpa, de preferencia filtrada, com baixo pH ( entre 5,0 e 5,5 ), pois caso o contrário pode causar shell rot e problemas respiratórios, os quais pode-se utilizar Baytril® e Floxin® para casos mais severos. ( Lembrando que o recomendado é sempre procurar um veterinário, dando preferência para os especialistas em répteis, animais silvestres ou melhor ainda em quelônios). Sendo uma das principais doenças que atacam essa espécie em cativeiro a podridão da carapaça, gerada por condições abaixo do padrão sendo fornecidas ao animal, como qualidade ruim da água, falta de nutrientes essenciais e falta de luminosidade.
      As fêmeas são maiores que os machos, pois fêmeas maiores tendem a obter maior sucesso reprodutivo, podendo alcançar 30,6 cm e iniciando a reprodução apartir dos 20,6 cm, pesando em média cerca de 1,5 kg, mas podendo chegar aos 3 kg. Os machos não ultrapassam os 28,4 cm, pesando em média 1 kg e podendo chegar aos 2 kg, possuem caudas mais compridas e largas que as das fêmeas, profundo entalhe anal, com abertura cloacal mais distante do plastrão e uma concavidade entre os escudos umerais e anais do plastrão, pois essas características favorecem durante o acasalamento.

Macho                                            Fêmea
      As desovas ocorrem durante a primavera e o verão ( entre os meses de Outubro a Abril com cerca de 75% das desovas ocorrendo entre Novembro e Janeiro ) e são compostas por 5 a 15 ovos por postura, no caso de fêmeas grandes e saudáveis, duas posturas por temporada se mostra comum. Os ovos medem entre 3,3 a 4,8 cm de comprimento e de 2,2 a 3,1 cm de largura, pesando entre 10 a 23 gramas. O período de incubação varia entre 80 a 130 dias, com um maior número de eclosões ocorrendo entre Fevereiro e Abril. Os recém nascidos medem cerca de 3,00 a 4,30 cm e pesam entre 6 a 12 gramas. Ao nascerem apresentam ovoruptor e saco vitelínico não totalmente absorvidos. A temperatura de incubação pode variar entre 25 a 30 ºC. Nos ovos fertilizados ocorre o desenvolvimento de manchas brancas na casca do ovo.
      Normalmente dois tipos de nidificação são observados, um tipo possuí covas rasas com profundidades próximas de 12 cm, sem camaras de incubação, com ovos superficiais e parcialmente enterrados, que ocorrem em regiões de matas densas, com pouca incidência direta de luz solar e outro tipo que possuí covas fundas com profundidades próximas de 18 cm, com camaras de incubação e com ovos completamente enterrados, que ocorrem em áreas abertas, regiões com formação de praias e grande incidência de raios solares.
      Para os recém nascidos devem ser oferecidos alem das rações para tartarugas baby e carne de peixes e bovina, alimentos vivos como peixes pequenos, larvas de insetos e pequenas minhocas.
      O método de caça das Hydromedusas é fascinante, pois elas utilizam uma combinação sucção de água para dentro da boca com bote veloz do pescoço comprido, se mostrando um eficiente método de captura, principalmente em locais com poucas saídas. Sua mordida não se mostra perigosa ao manuseio, causando apenas ferimentos leves, como abrasões na pele, que no caso de animais selvagens podem provocar inflamações.
      O espaço necessário ara acomodar um casal adulto de Hydromedusas seria em torno de uns 75 gallon a 100-gallon.

Dados do Quelônio:
Nome: Cágado Pescoço de cobra, Cágado pescoço de cobra argentino, Cágado de pescoço comprido.
Nome Científico: Hydromedusa tectifera (Cope, 1968)
Época: Holoceno
Local onde Vive: América do Sul
Peso: Cerca de 3 quilos
Tamanho:  20 centímetro de comprimento
Alimentação: Onívora

Reino: Animalia
Filo: Cordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Subclasse: Anapsida
Ordem: Testudines
Família: Chelidae
Gênero: Hydromedusa

teiu

São heliófilos, predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça. Todas as espécies do gênero possuem parte da distribuição no território brasileiro.
Dos Teiidae, é o lagarto mais comum em cativeiro, no Brasil. Atinge até 1,5 m de comprimento. Cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. Língua cor-de-rosa, comprida e bífida. Cauda longa e arredondada. Coloração geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Região gular e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.
Tupinambis teguixinDevem ser mantidos em amplos terrários, dotadas de pedras e troncos fortes, sendo o substrato formado por uma espessa camada de areia de rio, pré-lavada. A iluminação deve ser fornecida por lâmpadas fluorescentes, garantindo um bom período de luminosidade durante o dia. Devem ser mantidos sob temperaturas entre 28 °C e 32 °C, muito embora suportem consideráveis variações de temperatura. Umidade em torno de 40%.
Onívoros, alimentam-se, em cativeiro, de gemas de ovos, carnes, camundongos, pintinhos, rãs, frutas doces, etc.
Podem ser animais agressivos, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para evitarem mordidas.
Ovíparos, põe em média 30 ovos, os quais são incubados por um período de 90 dias
O teiú também é conhecido por outros nomes como teiú-açutejotijutejuaçutejuguaçutiú e lagarto-papa-ovo.

papa vento

Papa-vento
Papa-vento
Os Papa-ventos são répteis arborícolas que vivem geralmente nas florestas da Mata Atlântica e da Amazônia. Costumam ser encontrados no começo dos caules de árvores e são extramemente coloridos. São capazes de mudar de cor, quase parecido com os camaleões, porém não utilizam desse artefato para se esconderem, e somente os machos possuem essa característica.
Não se sabe muito sober esse lagarto, mas sabe-se que medem-se entre 20 a 30 centímetros e pesam cerca de 250 a 300 gramas.

cobra de vidro

Cobra-de-vidro

 Cobra-de-vidro
Nome Popular: Glass Lizard, Cobra-de-vidro 

Nome Científico: Anguis fragilis 

Família: Anguidae 

Sub-família: Anguinae 

Origem: Portugal, Bélgica, Espanha, França, Itália, República Checa, Eslováquia, Hungria, Albânia, Bulgária, Grécia, Croácia, Eslovénia, Bósnia, Turquia, Rússia, Rússia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Lituânia, Latvia, Estónia, Argélia, Tunísia, Finlândia, Noruega, S 

Tamanho: chegam a 30cm 

Manuseio: aceitam muito bem , mas deve ter muito cuidado pois se trata de um animal muito frágil 

Habitos: Diurnos, semi-fossoriais 

Iluminação: lâmpada que emite raios UV-A e UV-B 

Alimentação: Insetos e minhocas 

Terrário: Um terrário de 80x50x60cm (comprimento, largura, altura) é o suficiente para um casal. Decorado com varios galhos e algumas pedras e plantas. Como substrato use bark com pó de xaxim. 

Temperatura: 23°C à 27°C 

Umidade: 70% 

cobra cega

Cobra-cega
        Blanus cinereus
Comprimento: 26 a 28 cm.
Longevidade: desconhecida.
Frequente no centro e sul
do território e no nordeste
transmontano.
Espécie não ameaçada
Identificação: Réptil com aspecto vermiforme, sem membros. A cabeça é triangular, com focinho arredondado, separada do corpo por um sulco transversal. Olhos atrofiados cobertos por escamas, visíveis apenas como dois pontos negros sobre a pele. A cabeça e o corpo estão cobertos por escamas regularmente dispostas em filas longitudinais e de tamanho semelhante, o que lhe confere um aspecto segmentado. Extremidade caudal arredondada. A sua coloração é rosa, cinzenta ou arroxeada.
       Habitat: Encontra-se associada a zonas quentes mas com uma certa humidade, sobre solos pouco compactos que permitam a escavação. Com hábitos subterrâneos, encontra-se debaixo de pedras e em galerias escavadas no solo.
        Comportamentos: Apresenta actividade tanto diurna como nocturna. Possui hábitos subterrâneos, embora também possa ser encontrada ocasionalmente à superfície. Esta espécie apresenta uma capacidade invulgar de escavar túneis, nos quais se pode deslocar em ambas as direcções devido às suas extremidades arredondadas.
        Reprodução: O período reprodutivo inicia-se bastante cedo, ocorrendo antes da Primavera. Nos momentos precedentes à cópula, macho e fêmea cheiram-se insistentemente, com movimentos relativamente lentos das suas línguas. Durante a cópula, os animais entrelaçam os seus corpos, ficando finalmente enroscados e com as cloacas unidas. As posturas ocorrem nos meses de Junho ou Julho e, geralmente consistem num único ovo alongado e de grande tamanho.
        Dieta: A sua dieta é composta essencialmente por invertebrados terrestres, dos quais se podem referir isópodes, formigas, aranhas, escaravelhos, minhocas, centopeias, lagartas e outros artrópodes subterrâneos que localiza através da audição

camaleão

Camaleãovocê consegue encontrá-lo na natureza?
O Camaleão é um réptil conhecido por mudar a sua cor para se adaptar a um ambiente ou a uma situação. Esta estratégia o ajuda a se proteger de potenciais predadores e passar desapercebido por eles. 

Além desta característica, possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar.


Por isso, sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão. É um bom mergulhador e também nada bem, podendo ficar submerso por longo tempo. Caso se sinta acuado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.


De hábitos diurnos, costuma ao amanhecer colocar-se ao sol para caçar todo o tipo de insetos, como gafanhotos e outros artrópodes.
O Camaleão é se alimenta de grandes quantidades de folhas verdes, e de frutos. Ingere também insetos.

Habita do México ao Brasil Central. Aqui, vive na Floresta Amazônica, nas matas de galeria dos cerrados e nas caatingas.
No período reprodutivo, os machos descem dos arbustos para encontrar uma companheira. É uma espécie ovípara, e as posturas variam entre 30 e 40 ovos, que são depositados no solo.

A incubação é longa, dura de 8 a 9 meses. Ele atinge a maturidade sexual em um ano e pode viver de 4 a 5 anos. Chega a medir um metro de comprimento.

É um lagarto imponente, com uma bela crista que vai da nuca até a cauda e aparece também no papo. Os machos, normalmente, são mais coloridos e com ornamentações mais proeminentes na cabeça.


Tanto o macho quanto a fêmea são agressivos. Acredita-se que os indivíduos que vivem nos setores Mediterrâneos europeus derivem de exemplares introduzidos pelo homem em épocas remotas. 


Curiosidade
Na simbologia africana, o camaleão é um animal sagrado, visto como o criador dos primeiros homens. Nunca é morto, e quando é encontrado no caminho, tiram-no com precaução, por medo do trovão e do relâmpago. 

calango verde

 

CALANGO-VERDE

Nome Popular: Calango-verde
Espécie: Ameiva ameiva
Família: Teiidae


Caracterização: É um lagarto pequeno, com 30 centímetros de comprimento, da cabeça à cauda, que, cilíndrica e afilada, é mais longa do que o corpo. A cabeça é um pouco comprimida lateralmente longa de forma mais ou menos piramidal, de um amarelo esverdeado. Seus olhos são vivos, negros com as pálpebras amarelo-pardacentas. O dorso de um verde brilhante, tem lateralmente um larga faixa longitudinal anegrada debruada inferiormente de um claro azulado ainda debruado de negro. Flancos de um branco azulado de pardilho com estrias perpendiculares, negras, salpicadas de amarelo. Face inferior da cauda de um azulado ou amarelo com manchas esverdeadas, patas verdes, tirantes ao azulado, manchadas de negro. Possui dedos em número de cinco em cada pata, longos, munidos de fortes unhas, curvas, de cor negra. O 2° dedo das patas posteriores é muito longo, regulando o dobro do 3°. A cauda é de cor escura, tendo lateralmente uma listra longitudinal que se torna mais clara para extremidade, confundindo-se com a cor geral. No macho falta geralmente a faixa dorsal escura. Os jovens são semelhantes às fêmeas. Pode se dizer que a cor destes lagartos é grandemente variável e, por isso, em certos indivíduos, não se apresentam alguns pormenores aqui referidos.


Distribuição: Pode ser encontrado do Panamá até o sul do Brasil e norte da Argentina, a leste da Cordilheira dos Andes.

Habitat: É um lagarto terrícola que habita em bordas de matas, clareiras no interior de matas, e em áreas alteradas pela ação do homem, como roçados, quintais e jardins.

Hábitos: Sua espécie é diurna e heliófila, ativa nas horas mais quentes do dia, geralmente das 10h às 14h.

Alimentação: Alimenta-se de grande variedade de invertebrados, pequenos vertebrados, larvas de insetos, baratas, moluscos, besouros e grilos e gafanhotos.

Reprodução: A reprodução ocorre praticamente durante todo o ano, sendo que durante a estação seca há uma redução na atividade reprodutiva de machos e fêmeas. O macho bem sucedido agarra a fêmea com os dentes, pela parte posterior do tronco, enrola-se nela e introduz o hemipênis. Cada fêmea pode depositar mais de uma ninhada durante o ano. As ninhadas variam de 1 a 11 ovos. Os ovos são elípticos, medindo cerca de 20x12 milímetros. O período de incubação dos ovos dura cerca de 5 meses. Os filhotes nascem com cerca de 40 milímetros de comprimento rostro-anal e atingem a maturidade sexual perto dos 100 milímetros, no seu primeiro ano de vida.

Na área da UFRA: O calango-verde possui um registro de encontro de apenas 2 vezes em todos os levantamentos. Considerado como espécie rara. Foi encontrado uma vez nas matas exóticas e uma vez nas matas nativas restauradas. 

briba

Briba



Ordem: Squamata

Família: Anguidae

Nome popular: Briba

Nome em inglês: Anguid Lizard

Nome científico: Diploglossus lessonae

Distribuição geográfica: nordeste e sudeste do Brasil.

Habitat: Regiões semi-áridas, de cerrado e florestas baixas.

Hábitos alimentares: Carnívoro.

Reprodução: Ovíparo

Período de vida: Aproximadamente dez anos.



No nordeste, muitas pessoas têm medo de um pequeno lagarto, que por lá conhecem pelo nome de “Briba”, que, cientificamente, é o Diploglossus lessonae.

O nome pode parecer estranho, mas o animal é muito interessante. Briba vem da palavra víbora. Pois é, embora seja um lagarto pequeno, alcança apenas 30 cm, e totalmente inofensivo, tem gente que morre de medo do bichinho,
acreditando que ele seja venenoso.

Claro que não! No Brasil, não existe lagarto venenoso! Essa crença deve ter surgido pelo fato de que quando tem pressa, ele mantém as patas bem juntas do corpo e, com movimentos laterais do corpo roliço, desliza pela areia como se fosse uma cobra.

Parece, mas não é. Alguém aí já viu cobra com patas? De qualquer forma, é uma estratégia bem interessante para fugir de um predador, como por exemplo um gato-do-mato.

Além de interessante, é um animal muito bonito. Se você que é apaixonado por futebol torcer para um time alvi-negro, vai adorar saber que os filhotes dessa espécie apresentam o corpo totalmente rajado com listras brancas e negras, como se fosse uma zebra. Quando adulto, apresenta um colorido castanho, com o ventre avermelhado e a cabeça levemente amarelada. Mesmo após atingir o limite de longevidade da espécie, mantém-se tão ativo quanto na juventude, pois os répteis não passam por um processo de envelhecimento como o nosso.

A briba pode ser encontrada no nordeste do Brasil, tanto no ambiente quente e seco das caatingas, como no ambiente mais fresco e úmido da Mata Atlântica, e alimenta-se principalmente de minhocas, insetos, aranhas e até mesmo de escorpiões, o que faz desse lagarto um grande aliado das pessoas. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Teiú-branco

Teiú-branco (Tupinambis teguixin) ou teiú-da-argentina é um lagarto da família dos Teídeos, conhecido sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se molestado, primeiro tenta fugir, mas, sendo impossível, defende-se desferindo golpes violentos com a cauda. Vive em regiões florestadas, campos de vegetação alta e campos cultivados. Atinge até 1,5 m de comprimento, o que torna o maior lagarto do Brasil.
Cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. Língua cor-de-rosa, comprida e bífida. Cauda longa e arredondada. Coloração geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Região gular e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.
Alimenta-se de pequenos mamíferospássaros e seus ovosrépteisanfíbiosinsetosvermes e crustáceos. Também não rejeita frutas suculentas, folhas e flores. É conhecido como ladrão de galinheiros, pois ataca as galinhas e chupa seus ovos com extrema avidez.
Teiú-brancoÉ o lagarto mais comum no Brasil e é encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina. Habita principalmente áreas abertas de cerrado, mas pode ser observado em bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas. É uma espécie que vive no chão, próximo a capins baixos e pedras, onde tomam banho de sol. Ovíparos, põe em média de 12 a 30 ovos, postos normalmente em cupinzeiros, os quais são incubados por um período de 90 dias.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

lagartixa

Lagarto Asiático de Cauda Longa

Descrição editar ]

Este lagarto caracteriza-se por ter uma cauda longa, cerca de três a cinco vezes maior do que o corpo. O comprimento médio do corpo deste lagarto ronda os 6 a 8 cm, enquanto a cauda geralmente quebra a barreira dos 30 cm.
origem:Sul da Ásia
esperança de vida:4 anos
nome científico:Takydromus sexlineatus
família:Lacertidae
tamanho:25 para 36 cm
temperatura:22 para 35 °C

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

leão negro

leaonegro1
- Outra rara mutação de cor, dessa vez só na juba ou focinho.
- É resultado de uma grande acumulação de melanina. Funciona mais ou menos como aquela pinta gigante e peluda do seu amigo que você tem nojo.

leaonegro2
leaonegro3
- Essa coloração pode ser intimidadora para outros leões machos.
- Ele pode se camuflar tão bem quanto um leão comum.
leaonegro4
Quanto mais concentrado a melanina é, mais negro fica o pelo. Essas colorações podem ir desde marrom escuro até negro intenso.
leaonegro5
Colorações chocolate ou mais avermelhadas também foram encontradas na natureza, mas todas essas são pequenas variações do Leão Negro, que indica maior ou menor concentração de melanina na pele.

leão branco

leaobranco1
- É uma rara mutação do Leão-sul-africano, e ao contrário da sabedoria popular, não é albinismo.
- Essa mutação é conhecida como leucismo, e não deixa os animais sensíveis ao sol.
leaobranco2
leaobranco3
- Obviamente reduz a capacidade do Leão de se camuflar.
- Na natureza, é difícil avistar um desses, mas não impossível.
leaobranco4
Existem também Leões brancos albinos, que são chamados de Leões Albinos (dã). Esses sim tem sensibilidade extrema ao sol e também possuem olhos vermelhos. Já os Leões Brancos tem olhos azuis ou dourados.
leaobranco5
Como o gene é recessivo, então Leões Brancos são comumente encontrados em zoológicos, onde fazem cruzamento proposital entre dois que carregam esse gene. Fora isso, pode ser encontrado na reserva de Timbavati, na África do Sul.

lince ibérico

amur1
- Compete diretamente com o Lince Ibérico (última lista animal) pelo título de felino mais raro.
- Tem apenas 30-40 desses vivos. E apenas 6 fêmeas que são bolinadas diariamente pelas outras Panteras.
amur2
amur3
- Ele é basicamente um leopardo, só que com pêlos longos e grossos para aguentar o frio.
- Apesar de ser peludo e fofinho, você não pode abraçá-lo sem perder algum membro no processo.
amur4
Em 2007 um caçador viu um desses e pensou “Que belo exemplar de tapete”, e atirou. Infelizmente esse exemeplar era uma das sete fêmeas que ainda existiam no mundo.
amur5
Desde então uma ONG quer deixar claro que esses leopardos estão em uma situação crítica. Dificilmente nasce uma Pantera Asiática pura quando é feito reprodução em cativeiro.

5- Leão Branco (Panthera leo krugeri)

tigre maltes


tigreazul1
- Conhecido também como “Tigre Azul”, é outra variação de cor do Tigre comum.
- Não existe nenhum desses em Zoológicos. Se viu em algum do Brasil, tenha certeza que explodiram uma caneta Bic em um Tigre Branco.
tigreazul2
Essas fotos estão com o contraste alterado. Não são tão azuis/roxos assim.
tigreazul3
- Como o nome sugere, a coloração dele é realmente um azul cinzento.
- É a variação de cor de tigre mais rara do mundo.
tigreazul4
Essa bela cor de Tigre é uma variação de cor apenas do Tigre do sul da China, que está em perigo crítico de extinção. Então faça as contas: qual a probabilidade de sair uma variação de cor rara, de um animal em perigo crítico? Zero.
tigreazul5
Em 1964, um Tigre Azul nasceu no Zoológico de Oklahoma mas morreu depois de não mais que dois meses. Não se sabe o motivo, mas sua coloração pode estar relacionada.

tigre dourado

o tigre dente de sabre


nebuloso1
- Tem as maiores presas do mundo dos gatos. É um tigre-dente-de-sabre moderno.
- Ele pode matar porcos, macacos e veados com uma única mordida.
nebuloso2
nebuloso3
- É o menor dos grandes felinos. Um tigre é cinco vezes o seu tamanho.
- Sua cauda é do mesmo tamanho que seu corpo. Isso dá uma estabilidade incrível.
nebuloso4
Com a habilidade de um macaco, ele pode saltar de árvore em árvore por causa do seu equilíbrio único dentre os felinos. Ele mata sua presa pulando da árvore em suas costas e desferindo uma única mordida fatal. É bem traiçoeiro esse safado.
nebuloso5
Existe duas variações que chamam mais atenção: o leopardo nebuloso asiático é diferente do leopardo nebuloso que vive nas florestas de Bornéu. O de Bornéu tem a pelagem mais escura e é o principal predador da ilha.